Reino Unido nacionaliza <i>Loyds</i>

O governo britânico tomou o controlo do banco Loyds, subindo a sua participação de 43,5 por cento para 64 por cento, numa operação que se destina a garantir activos «tóxicos» no valor se 260 mil milhões de libras esterlinas (290 mil milhões euros).
O banco Loyds ficará desta forma ao abrigo do Programa de Protecção de Activos através do qual o governo britânico pretende sanear as contas das entidades financeiras do país. Como contrapartida, o acordo prevê que o banco abra uma linha de crédito a particulares e empresas no valor 28 mil milhões de libras.
O Loyds torna-se na segunda entidade bancária, após o Royal Bank of Scotland, a ficar sob controlo estatal. Recorde-se que o RBS precisou de uma garantia para 325 mil milhões de livras (362 844 milhões de euros), o que elevou a participação do Estado para 95 por cento do capital desta instituição falida.


Mais artigos de: Breves Europa

Sinn Fein condena atentado

O Partido Republicano da Irlanda do Norte, Sinn Fein, condenou o atentado realizado na noite de sábado, dia 7, contra uma base militar britânica, qualificando o acto como «erróneo e contraproducente».«Os responsáveis não têm apoio, nem têm estratégia para alcançar uma Irlanda unida», declarou o presidente do Sinn Fein,...

Produção automóvel baixa 25%

Os construtores automóveis europeus deverão produzir este ano menos um quarto das viaturas fabricadas em 2008, segundo estimativas da associação europeia do sector (ACEA), reveladas dia 4 pelo seu presidente Carlos Ghosn.Ghosn avisou no entanto que estas previsões são provisórias, já que «as coisas estão a mudar...